quarta-feira, 8 de junho de 2011

Setores Econômicos

ATENÇÃO ALUNOS – Este é nosso último conteúdo fora da apostila, fizemos uma introdução à administração, para termos embasamento teórico antes de iniciarmos as competências administrativas práticas. Fique a vontade para imprimir o conteúdo desta aula.
Se você já efetuou o pagamento da primeira parcela da sua mensalidade, retire sua apostila na secretária.

Setor Primário

O setor primário está relacionado à produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.
Este setor da economia é muito vulnerável, pois depende muito dos fenômenos da natureza como, por exemplo, do clima.
A produção e exportação de matérias-primas não geram muita riqueza para os países com economias baseadas neste setor econômico, pois estes produtos não possuem valor agregado como ocorre, por exemplo, com os produtos industrializados. 

Setor Secundário

É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc). Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica concentrada no setor secundário. A exportação destes produtos também gera riquezas para as indústrias destes países.



Setor Terciário

É o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não meterias em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como atividades econômicas deste setor econômicos, podemos citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, etc.
Este setor é marcante nos países de alto grau de desenvolvimento econômico. Quanto mais rica é uma região, maior é a presença de atividades do setor terciário. Com o processo de globalização, iniciado no século XX, o terciário foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo.

Fatores de Produção

Em economia, Recursos ou Fatores de Produção são os elementos básicos utilizados na produção de bens e serviços, conforme definiu a Escola Clássica dos Economistas.
A primeira escola científica da Economia, conhecida por Fisiocratas, elegeu a Terra como o único recurso responsável pela geração de riquezas. Adam Smith e seus seguidores se inspiraram nesses estudos mas buscaram aperfeiçoá-lo e preferiram partir de um conjunto de três recursos fundamentais:
  • Terra (Recursos Naturais) – indica não só as terras cultiváveis e urbanas, mas também os recursos naturais.
  • Trabalho – refere-se às faculdades físicas e intelectuais dos seres humanos que intervêm no processo produtivo em troca de uma remuneração.
  • Capital – compreende as edificações, as fábricas, a maquinaria e os equipamentos.
Com o advento das grandes corporações, a Organização passou a ser considerada um quarto fator de produção, para fins de se explicar a acumulação de Capital ou aumento da Riqueza.

Fluxos Econômicos

O sistema econômico funciona da seguinte maneira: As famílias fornecem seus recursos (mão de obra) às empresas e as empresas produzem e fornecem às famílias os bens e serviços de que necessitam. Chamamos isto de fluxo real.
Com o auxílio do dinheiro (moeda), as empresas pagam às famílias pelo serviço realizado e, por sua vez, as famílias, também com o auxilio do dinheiro, pagam às empresas os bens e serviços adquiridos, o que configura o fluxo monetário.
O fluxo real e o monetário interligam as famílias e as empresas, que são o que chamamos de agentes econômicos.
Do lado do fluxo real estão o emprego dos recursos e o suprimento de bens e serviços necessários. Do lado monetário se dá a remuneração dos fatores de produção e o pagamento dos bens e serviços adquiridos.
Mas ainda existe mais um agente econômico que não mencionamos, mas deve ser incluído: o governo.



6 comentários:

  1. Nossa muito legal estava fazendo uma pesquisa sobre os setores da economia,e achei este site com várias informações.
    Não só explica como tem imagens.


    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Bem legal ... melhor do que esses lixos na net ...

    Parabens

    ResponderExcluir
  3. •_Ā₪_jØ MąlvĀĐΘ_•30 de novembro de 2011 às 03:05

    Olha ... muito bom !
    Obrigado ... precisava disso para um seminário !
    Vlws ...

    ResponderExcluir
  4. (•ิ.•ิ)_ĦĔNЯIQŬĔ_ﮎIĽVĂ_(•ิ.•ิ)30 de novembro de 2011 às 03:08

    Topico legal ! muito bom cara ! parabens ... meus amigos tão recomendando esse site ...

    ResponderExcluir
  5. ---¨i¨t*ac*h*¨ï_---30 de novembro de 2011 às 03:09

    Henrique ? Oii

    Esse site é mt bom !
    Vlw ... tava prescisando ....

    ResponderExcluir
  6. Bom mesmo ! gente ... parabens !

    ResponderExcluir